O Campeonato Gaúcho é uma das competições mais importantes do futebol brasileiro e o estado do Rio Grande do Sul é conhecido por ter clubes muito fortes e apaixonados torcedores. E a Série B do Gauchão, que reúne as equipes que não conseguiram se classificar para a primeira divisão, é uma oportunidade para que novos times possam se destacar e para que jogadores menos conhecidos possam mostrar o seu valor.

Nesta temporada, o Campeonato Gaúcho Série B terá a participação de 10 equipes: Aimoré, Brasil de Farroupilha, Cruzeiro, Esportivo, Guarany de Bagé, Glória, Inter de Santa Maria, Passo Fundo, São Gabriel e São Paulo. E as expectativas dos torcedores de cada uma delas são bem diferentes.

O Aimoré, por exemplo, que terminou em 10º lugar na Série A do Gauchão em 2018, espera fazer uma campanha melhor este ano. O Brasil de Farroupilha, que é um time tradicional do interior gaúcho, quer voltar a fazer boa figura depois de alguns anos em que esteve fora das competições de elite. Já o Cruzeiro, que também tem tradição no futebol local, busca reforçar o seu elenco para voltar a ser uma equipe competitiva.

O Esportivo, campeão da Série B em 2018, deve ser um dos favoritos ao título este ano. E o Guarany de Bagé, que há muito tempo não disputa uma competição importante, quer surpreender seus adversários e mostrar que ainda tem muito futebol a jogar. O Glória, que é um clube da cidade de Vacaria, quer se consolidar como uma equipe forte do interior.

A Inter de Santa Maria, que já foi campeã da Série B do Gaúcho em 2010, espera repetir o feito este ano. O Passo Fundo, que chegou a jogar na Série A do Gauchão em alguns momentos da sua história, busca voltar a se destacar. Já o São Gabriel, que nunca disputou a primeira divisão do estadual, quer se firmar como uma equipe respeitada. E o São Paulo de Rio Grande, que tem a tradição de ter sido o primeiro clube do Brasil a se profissionalizar, quer fazer uma campanha digna da sua história.

Os jogos da Série B do Campeonato Gaúcho acontecerão a partir do dia 16 de fevereiro e serão disputados em vários estádios do estado. E, como sempre, os torcedores estarão acompanhando de perto cada lance, torcendo pelo seu time e esperando que o futebol gaúcho continue sendo um dos mais emocionantes do Brasil.